sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Notícia - @MarceloTas prepara DVD com episódios raros de Ernesto Varela

Ainda sem nome, material sairá acompanhado de livro que conta a história do Brasil sob o ponto de vista do personagem

Em entrevista à Rolling Stone Brasil, Marcelo Tas contou que está preparando um DVD com episódios raros de Ernesto Varela, que sairá acompanhado de um livro que conta a história do Brasil sob o ponto de vista do personagem. O material deverá sair em 2013, “se os deuses ajudarem”, conforme ele explica.

"Estou devendo isso já faz um tempo. Em 2003, eu publiquei um DVD pelo SESC por conta do VideoBrasil. Mas não pude liberar isso nem no YouTube, nem para comercializar, por causa de direitos autorais de música", conta o apresentador do semanal CQC e dos programas voltados ao público infantil Conversa de Gente Grande e Plantão do Tas. "De lá até aqui, com quase nenhum recurso, a não ser empresas e amigos que foram me apoiando, fui remasterizando os programas e agora entrei em uma reta final de regularizar tudo definitivamente."

"Estou tentando viabilizar, mas isso custa caro: remasterizar, tem uma parte técnica muito chata de reposição de trilhas", continua. "Tem que desmixar coisas e refazer trilhas que eram músicas muito conhecidas, fonogramas que eu não posso usar. Tenho falado com alguns amigos músicos e amigos técnicos, pessoas que trabalham comigo há muito tempo. A gente já levantou esses cronogramas e esses orçamentos e eu pretendo tirar um tempo para me dedicar e deixar isso acontecer – simplesmente para liberar isso."

Sobre o livro, que assim como o DVD ainda não tem título, a ideia é contar "a história do Brasil. Porque A História do Brasil Segundo Ernesto Varela era o nome da peça que eu fiz. Na verdade vai ser um pouco isso, o olhar do Varela sobre a história do Brasil. E aí o DVD tem episódios que foram exibidos uma vez só, na Gazeta. Tem coisas muito preciosas, como o Varela na União Soviética. Fomos eu e Fernando [Meirelles] para lá e fizemos cinco episódios na era pré-Gorbachev ainda. São muito legais. Tem também todos aqueles outros, o Varela na Serra Pelada, toda a história das Diretas, Cuba, Nova York… algumas até estão no YouTube meio piratas, mas o próprio YouTube já me procurou, porque algumas trilhas não podem ficar mais. Então estou, eu diria, nessa missão de liberar o Varela. Muitos estudantes me procuram querendo os vídeos, as informações. Quero deixar tudo liberado na internet para quem quiser pegar."

Nenhum comentário: